Caxola

Idéias flutuam pela ruas da cidade. Nadam pelos ares em busca de ouvidos atentos e ansiosas por olhos curiosos. Meu prazer voluntário é capturá-las, vesti-las de sedas e traduzi-las em palavras. No Caxola, a beleza acre do cotidiano veste traje de gala.

quinta-feira, março 02, 2006

Menino não brinca de boneca

Menino não brinca de boneca. Mentira. Mentira. Mentira. Os rapazes, aliás, são os mais hábeis manipuladores desse tipo de brinquedo. Batem o olho no delicado regalo e abrem, ansiosos, a caixa de papel. Tomam a nova diversão nos braços. Enrolam-lhe os cachos na ponta dos dedos. Avermelham-lhe o rosto com pó de pimenta. Vestem-lhe de finos linhos e indubitáveis esperanças. Erguem do chão seus pés e transformam seu estômago numa cama elástica. Até que, como em qualquer brincadeira, se cansam. Miram os olhos vítreos da doce boneca e neles já não vêem luz. Ajeitam-lhe o vestido. Amarram-lhe o laço no cabelo. E guardam a bela na prateleira.

Cerro meus olhos, descoro minhas maçãs do rosto, esvazio meus lábios. Jogo longe minha roupa de retalhos e penduro os sapatinhos de verniz. Assim é mais fácil perceber que não sou de pano. Nem de porcelana. E, mais importante, meu coração não é de plástico.

“Now you've got some diamonds and you will have some others / But you'd better watch your step / Or start living with your mother / So don't play with me, 'cause you're playing with fire / So don't play with me, 'cause you're playing with fire” [The Rolling Stones]

Texto redigido em 08 de Outubro de 2004, no Rio de Janeiro