Caxola

Idéias flutuam pela ruas da cidade. Nadam pelos ares em busca de ouvidos atentos e ansiosas por olhos curiosos. Meu prazer voluntário é capturá-las, vesti-las de sedas e traduzi-las em palavras. No Caxola, a beleza acre do cotidiano veste traje de gala.

terça-feira, setembro 12, 2006

Em preto e branco

Cutuca o aro dos óculos ovais. Os olhos, apertados, brilham castanhos. Nos cantinhos, se amassam desavergonhadas rugas. Sinal dos tempos. Dentes bem alinhados. Hoje ela sorri pouco. Diz andar esquecida.

Inconformada, contesto. Peço que esqueça essa história de brancos. Duvido. Encho-a de minhas dúvidas. Ela me preenche de histórias em preto e branco. Deliciosas nuances cinzas. A vida, sem tecnicolor, brilha na cabeça dessa teimosa.

‘Viu como tu lembra de um monte de coisas?’ Ela franze a testa. Olha de soslaio para o lado. Quase lhe arranco um ‘é verdade’. Quase. A pimentinha resiste. Insiste andar esquecida.

‘Pois, como foi mesmo que tu conheceu o vô?’. Semblante radiante me responde: ‘Ah, ele trabalhava numa oficina a duas quadras do ateliê de costura. Um dia, me convidou para beliscar batatinhas com coca-cola. Sempre adorei batatinha. Principalmente as bem torradas. Aceitei. Um dia. Duas semanas. Um mês. Quarenta anos. Esperto, não?’

‘Quer dizer que a família Dias descende de batatinhas com coca-cola?‘ Ela me mira com aqueles olhinhos matreiros. Como quem se cuida para não cair em uma traquinagem de criança. Conhece bem a neta. Conheço bem a vó. Passa a língua nos lábios fininhos. E arremata: ‘Toda quarta-feira ele me pagava um sorvete de morango!’

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Carolzinha, seus textos estão cada vez mais bonitos!
Saudades, Oli

15 setembro, 2006 15:16  
Blogger Jéssica Meneses said...

Menina,
que maravilha os teus escritos! Aqui, já passeei por silêncios encharcados de não-ditos, por versos suicidas, por gentes à margem da 'festa nacionalista' do futebol... E por essa vó traquina e tão esperta e seu semanal sorvete de morango! rsrs Estou encantada com tuas palavras, 'Poeta Nua'!

16 setembro, 2006 15:26  
Anonymous Anônimo said...

=)

19 setembro, 2006 19:23  
Anonymous Anônimo said...

Lygia disse:
Oi,Mimosa,
Achei lindo o teu texto. É legal quando a gente tenta resgatar a história das pessoas queridas, ainda mais quando se faz da forma como fizeste, com emoção e arte. Beijos da Vó Lygia (a outra Vó)

21 setembro, 2006 14:05  
Anonymous Anônimo said...

Vovó querida! (viram só? minha vovó lê meu blog. que linda!)

Muito obrigada pela visita e pelo comentário carinhoso. Como eu sempre digo, é tudo resultado dos bons genes.

Obrigadá, vó! Te amo muito :)

21 setembro, 2006 23:49  
Blogger Marcos Chavarria said...

NOSSA!

Tu tá escrevendo muito... tua sensibilidade não tem limites, fico cada vez mais orgulhoso de te ver assim :D

Sabe que sempre pensei em escrever uma espécie de "memórias" da minha vó. Já conversei com ela durante horas sobre como ela conheceu meu vô e como era naquele tempo. É impressionante como tudo era diferente, acho que seria um registro fantástico...

Preciso fazer isso! Beijão!

03 outubro, 2006 15:57  

Postar um comentário

<< Home