Caxola

Idéias flutuam pela ruas da cidade. Nadam pelos ares em busca de ouvidos atentos e ansiosas por olhos curiosos. Meu prazer voluntário é capturá-las, vesti-las de sedas e traduzi-las em palavras. No Caxola, a beleza acre do cotidiano veste traje de gala.

sexta-feira, maio 19, 2006

Brincando com fogo

Aniversário na família. Salgadinho. Doce. Bolo. Velhinha. Fósforo. Fim de festa. E mamãe decide ensinar tática infalível pra desvendar um inquietante mistério: onde está o amor da sua vida? Solteiros leitores, atentem os ouvidos.

Mamãe é boa nisso. Desde que saí dos cueiros, ela se dedica e me ensinar simpatias casamenteiras. Sem sucesso, é verdade. Mas ela se esforça. Mamãe fez – e pagou – incontáveis promessas a Santo Antônio. Isso explica o fato dela viver feliz, desde os 17 anos, ao lado de um belo par de olhos verdes, leia-se papai.

Voltemos aos festejos. A experiente devota de Santo Antônio pega meia dúzia de fósforos esquecidos perto da vela de aniversário. Inicia a mística operação. Assim: acenda um fósforo. Segure na horizontal. Quando estiver queimando, encoste na chama a cabeça de um outro fósforo, apagado. Assim que os dois queimarem, vire na vertical. Os fósforos queimarão grudados, um em cima do outro. Concentre-se. Pense no amor. Quando o fogo rarear, o palito de cima vai virar carvão e pender para um lado. Em outras palavras, o palito queimado vai apontar para a direção onde está o seu grande amor.

Feito isso, ela mostra como o cotoco de fósforo, certeiro, indica a direção em que papai estava sentado, logo ali perto. Espanto geral. Fé provada, as moças da mesa passam a testar a descoberta. Uma a uma, seguem o passo-a-passo e descobrem o sentido em que apontam seus corações. Teimosa, não me arrisco.

Despedidas feitas. Sala vazia. Sorrateira, roubo a caixa de fósforos. Onde estás, coração? Risco o fósforo. Uma rajada invisível o apaga. Ora! Risco outro. Sigo a risca os ensinamentos. Tento equilibrar um fósforo no outro quando...um deles cai na toalha. Princípio de incêndio ao lado do bolo de chocolate. A labareda tímida cresce. Dou tapinhas histéricos nas chamas tentando apagá-las. Chamusco meus dedos. Missão-bombeiro cumprida, vejo o rombo que fiz na toalha. Em volta do buraco, cinzas do fósforo e do tecido. Ali adiante, pedaços de dois fósforos. Pretos. Caídos. Sem direção.

"It's like 10,000 spoons when all you need is a knife. It's meeting the man of my dreams. And then meeting his beautiful wife. And isn't it ironic... don't you think? A little too ironic.. and yeah I really do think..." [Ironic, de Alanis Morissette]

9 Comments:

Anonymous Anônimo said...

que lindo...

Uma vez eu fiz quela de pingar vela numa bacia no dia doa namorados... os pingos se juntam e formam uma letra... a minha deu L... isso ja faz tempo.

Foi a unica que eu fiz.

:)

20 maio, 2006 00:05  
Blogger Carolina Freitas said...

Respondendo...

Ah, Ana, que amor! A tua vela acertou na mosca, hein! Já pensou se o meu prometido for um Wallace ou coisa do tipo?

A cera vai ter O trabalhão! Hahaha

20 maio, 2006 00:10  
Anonymous Anônimo said...

Poise... eu cheguei a pensar... se fosse B... Ou J... Ou A... ate achei que sempre devia dar L pra todo mundo... hauauahuhuaua

ate agora ta certinho...

20 maio, 2006 00:18  
Blogger Carolina Freitas said...

Deve existir bons rapazes com nomes que comecem com L, né?

I hope so...

20 maio, 2006 00:21  
Blogger Ronin said...

Plazer, Loniel.
Minha mãe é benzedeira, mas nunca me ensinou essa do palito.
Será que daria certo com palitos de churrasco?
Bjo.

23 maio, 2006 00:16  
Anonymous Anônimo said...

Tua mãe é benzedeira!!!
Tu já deve ter reparado que preciso urgente de uma sessão com ela, né?

;)

Beijo!

23 maio, 2006 00:24  
Anonymous Anônimo said...

Cheia de talento, e diria!

Quem sabe mais a frente terei a mesma abilidade com as palavras. A pura, a mais pura abilidade de traduzir meus sentimentos e pensanmentos em palavras contituídas por letras que ao final da frase fazem todo o sentido!

Congratulações cara companheira de anotações...brava, brava!

Um bjo,


Carininha (Repórter...espero que com tanto futuro quanto você!)

23 maio, 2006 13:31  
Anonymous Anônimo said...

Carina linda, obrigada! Fiquei muito feliz com a tua visita.

Tenho certeza de que teu futuro promete. Um indício? A tua angústia diante das coisas chatas e injustas desse mundo. Isso diz muito sobre uma pessoa.

Beijo!

23 maio, 2006 22:12  
Blogger Unknown said...

Bom vou ensinar outra técnica infalível do querido Santo Antônio :) No dia 12 de junho, véspera do dia 13 dia de Santo Antônio, vá a meia noite até uma bananeira e crave uma faca nela.No outro dia bem cedo (6H) vá lá e retire a faca e terá a letra do amor de sua vida. Para mim funcionou, as minhas duas amigas que fizeram junto uma funcionou, mas para a outra não saiu nenhuma letra e ela é solteirona até hoje:)

Bjos Pitymae

27 janeiro, 2011 20:37  

Postar um comentário

<< Home